segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Premiação do Emmy 2012



Minhas sugestões para o Emmy 2012 foram um desastre, não acertei nada para as principais categorias nas séries dramáticas. E ainda fiz a heresia de escrever que Homeland, a vencedora da noite, era o patinho feio dos indicados. Continuo com a mesma opinião, mas esta era uma competição tão parelha que qualquer uma poderia ter sido a escolhida. A pressão por bilheteria tem feito Hollywood cada vez mais careta e a TV tem sido o refúgio de profissionais que asseiam por mais liberdade de narrativa e temas. Acho que na minha análise eu coloquei demais a visão de um brasileiro vendo seu lado da questão do terrorismo. Subestimei o tanto que este é um assunto delicado para os estadunidenses e grande causador de emoções. A série foi um sucesso de audiência, e até o presidente Obama se declarou um fã.

Pelo que li nos cadernos culturais dos principais jornais, havia um consenso do favoritismo de Mad Men levar pela 5ª vez o troféu de melhor série ou o de melhor ator para Jon Hamm. Eu apostei nela também com Elizabeth Moss para melhor atriz e os prêmios de atores convidados tanto no feminino quanto no masculino nos publicitários. Mas acabou que a série não levou nada. A HBO também saiu de certa forma derrotada, suas superproduções, Game of Thrones e Boardwalk empire, saíram de mãos abanando. Porém Julia Louis-Dreyfus levou melhor atriz em comédia por Veep. Uma boa surpresa da noite foi Aaron Paul levando por ator coadjuvante, apontei para Jim Carter de Downton Abbey ou até mesmo para Giancarlo Esposito também de Breaking Bad. Mas Jesse Pinkman na 4ª temporada teve metamorfoses intensas e levou com merecimento.


As estatuetas mais nobres foram para Homeland, além do prêmio principal ganhou com melhor ator, atriz e roteiro. Minha favorita não levou, Peggy Olsen (Elizabeth Moss) teve uma ótima temporada, mas Claire Danes foi brilhante e era um consenso pela crítica que seria ela. Só não achei justo Damian Lewis ter ganhado, de todos os atores da lista ele tava num patamar abaixo. Mas o balanço que ficou foi de uma premiação justa e que soube reunir o que de tem sido feito nesta época de ouro das séries de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário